top of page

Notícias

A Oeste Algo de Novo

3 de Março de 2011

 

Ao longo de mais de trinta anos, muitas foram as tentativas de provocar a união das associações de socorros existentes nomeadamente no Concelho de Torres Vedras, para desilusão de muitos directores, ficava a certeza aos mais resistentes que o futuro traria o que no momento não parecia viável. Finalmente, após a última tentativa, todas as instituições acordaram trabalhar em conjunto para chegar ao mesmo objectivo, melhorar um serviço público.

Associações de socorros unem-se a nível nacional

​8 de Março de 2011

A freguesia de Campelos (Torres Vedras) recebeu, no passado dia 26 de Fevereiro, a primeira reunião de Associações de Socorros que decidiram juntar-se e criar uma nova entidade que defenda os direitos e deveres desse tipo de agremiações. Ainda com poucos dias de existência, no passado dia 1, terça-feira, a nova associação reuniu com o gabinete do secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.

Tendo em conta que o Ministério da Saúde está numa ronda de conversações com várias entidades para preparar o Regulamento Geral de Transporte de Doentes não Urgentes no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, o pedido de audiência por parte da nova associação teve quase que efeitos imediatos e os representantes foram recebidos para apresentar os objectivos e a nova agremiação.

Duarte Caldeira no Rotary Club Torres Vedras
20 de Março de 2011

No dia 15 de Março, o Rotary Club de Torres Vedras, organizou um Jantar Palestra no Hotel Império, onde mais de meia centena de pessoas, rotaryos, Juntas de Freguesia e Associações de Socorros, desfrutaram de um momento especial, cujo Orador principal não deixou dúvidas no seu verdadeiro papel, a defesa dos interesses dos Bombeiros.

Rotary Club de Torres Vedras convida Associações de Socorros do Concelho para Jantar Palestra, onde o principal orador, Dr. Duarte Caldeira, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, falou sobre o tema: "Associações Humanitárias de Bombeiros - Um Instrumento de Cidadania Activa".

 

Finalmente a ARSLVT garante início do Programa SGTD.
27 de Outubro de 2011

Segundo informação da Direcção do Departamento de Gestão e Administração Geral da ARSLVT,  "Atendendo à dimensão da ARSLVT, apesar do Regulamento de Transporte de doentes determinar que no dia 1 de Setembro todos os Serviços do SNS  estivessem a trabalhar com o SGTD na sua plenitude, optou-se por integrar as Entidades Transportadoras da Região de uma forma faseada (a ARS do Norte arrancou com toda a Região no dia 1 de Setembro). Desde o dia 1 de Setembro que o SGTD arrancou para as Entidades Transportadoras no Distrito de Santarém e desde o dia 1 de Outubro que o SGTD arrancou para as Entidades Transportadoras dos Distritos de Leiria e Setúbal.

 

Plataforma SGTD gera desilusão e apreensão nas Instituições.
22 de Janeiro de 2012

Sobre uma nuvem negra que já cobre toda a região Oeste, a Direcção da UASO reuniu de urgência com as suas associadas, no passado dia 6 de Janeiro na Sede da ASF Ramalhal. Tema forte e já com graves consequências na funcionalidade de cada uma, o Sistema de Gestão de Transporte de Doentes (SGTD), não só tem trazido grandes dores de cabeça aos directores pela sua má funcionalidade, como também tem sido uma menos valia aos utentes que contam com um serviço de saúde coerente e justo.

Nova tipologia de viatura para transporte de doentes.
20 de Maio de 2012

As ambulâncias vão deixar de ter exclusividade no transporte não urgente de doentes, passando também a ser realizado por veículos de passageiros autorizados a realizar este serviço, segundo uma portaria hoje publicada.

A portaria publicada em Diário da República sobre o novo regime de transporte não urgente de doentes define as condições dos encargos do Serviço Nacional de Saúde e cria um novo tipo de viaturas para realizar este serviço, os chamados veículos de transporte simples de doentes (VTSD).

 

Governo e bombeiros assinam acordo para transporte de doentes
5 de Outubro de 2012

O Governo cedeu à principal reivindicação dos bombeiros e adiou o transporte de doentes através de veículos simples. O Ministério da Saúde conseguiu assim evitar as ameaças e paralisações da Liga. O memorando de entendimento que, além da saúde, envolve também o Ministério da Administração Interna, foi assinado esta sexta-feira. Os bombeiros mostram-se agora satisfeitos e falam de um momento histórico. De acordo com o documento, até Junho de 2015 não serão abertos concursos para viaturas simples. Está tudo suspenso até o grupo de trabalho que agora foi criado chegue a alguma conclusão. 

 

Aprovado Projecto de Lei 294/XII
29 de Outubro de 2012

Assembleia da Republica aprova Projecto de Lei que altera a lei nº 12/97, que "Regula a actividade de transporte de doentes por corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha".

Foi com grande entusiasmo e emoção que os Directores da Associação Nacional de Transporte de Doentes sfl, também representando a UASO, recebeu dos Deputados da Assembleia da Republica a aprovação do Projecto de Lei 294 da autoria dos Grupos Parlamentares PSD e CDS-PP.

 

UASO - União Associações Socorros do Oeste / Telefone 261 437 259 / Fax 261 438 122 / uaso.oeste@gmail.com / Blog Tempos de União

  • facebook
  • tbird
  • googleplus
bottom of page